quinta-feira, 20 de junho de 2013

“EU, Vinícius e o Amor”


 “Chega de Saudade,
Vinicius de Moraes e Tom Jobim”
Em 19 de outubro de 1913 nascia o mote desta noite. Hoje, 14 de junho de 2013 (de forma antecipada posto que a reforma da escola se aproxima), a E.E.E.M. Cônego Leitão, com um Sarau, comemora o centenário de nascimento do poeta Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes: simplesmente Vinicius de Moraes. O Sarau foi realizado na concha acústica da Praça da Bandeira; organizado por uma equipe de professores e alunos da escola Cônego Leitão, oferecido como presente à comunidade castanhalense e a Vinicius como celebração de amizade.
Para ele, a amizade era o que nos fazia seres humanos: era impossível passar sem amigos. Nesta noite todos os que participaram, mesmo que desconhecendo o poeta, tornaram-se seus amigos. Lembrar também é prova de amizade. Nesta noite dissemos: chega de saudade, como em sua música. Canções foram cantadas, poemas ora declamados ora vivenciados, aplausos, satisfação do público. Tudo foi realizado de forma singela, descontraída, amadora, livre; exatamente como fora a vida de nosso homenageado.
Vinicius além de poeta foi músico, melodista, advogado, diplomata, coautor da Bossa Nova e, principalmente, amador. Amou perigosamente nove mulheres. Segundo Tônia Carrero: “Vinicius era capaz de tudo, qualquer baixeza para conquistar uma mulher”. Não era simplesmente para conquistar, mas sim para ter novamente a chama que alimentava a poesia dele: chamada de paixão. Talvez por isso casou-se nove vezes: buscando uma paixão eterna. Muitos não o compreendendo o chamaria de libertino posto que ele trocava de mulher com frequência. Porém, não era assim. Ele buscava o que o seu verso traduzia (que seja infinito enquanto dure), e quando uma mulher não era mais capaz de despertar a paixão nele, a relação chegava ao fim. Com muito sofrimento, até outra mulher despertar-lhe uma nova paixão que ele empenhava-se por viver loucamente. Essa característica explica tanta poesia de cunho amoroso; algo difícil de imaginar em um homem simploriamente devasso e leviano. Aliás, os amigos íntimos para debocharem do fato de tantos casamentos assim cantavam:
Se eu tivesse, se eu tivesse muitos vícios...
O meu nome, o meu nome era Vinicius...
Se esses vícios fossem muito imorais...
Eu seria o Vinicius de Moraes.

Essa vertente, de sua poesia e música, foi a mais lembrada pelos alunos da Escola Cônego Leitão. Nossos alunos, durante as apresentações, conseguiram sensibilizar os mais profundos sentimentos da plateia, enfim, remoçaram a poética de Vinicius. Foi uma noite linda. Com este Sarau terminamos o semestre; e damos prosseguimento a uma tradição de apresentações culturais iniciada com a CONARTE.
 Por prof. Marcos Roberto.

Aprecie nas fotos

quinta-feira, 13 de junho de 2013

“EU, Vinícius e o Amor”



A E.E.E.F.M.”Cônego Leitão” promoverá na próxima sexta-feira, 14/06/2013, um evento em homenagem ao Centenário do poetinha Vinícius de Moraes com o tema “Eu, Vinícius e o amor”. A atividade acontecerá na Concha Acústica, da Praça da Matriz a partir das 19:00h. Muita música, declamação de poemas, exposição e “banho” de cultura.
“Que seja eterno enquanto dure”.

Seguidores