segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

ESCOLA CÔNEGO LEITÃO - III “CONARTE”

Em 19 de novembro de 2010, a E.E.E.F.M. Cônego Leitão realizou a III "CONARTE" , com o tema "A DIVERSIDADE CULTURAL: COISAS NOSSAS E DOS NOSSOS PAIS". O evento envolveu os alunos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série e do ensino médio.

A garotada do fundamental mostrou
"Coisas Nossas e dos Nossos Pais", exibindo diferentes trabalhos que mostraram temas como: A História e Evolução do Carnaval, Jovem Guarda: As Festas e os Embalos dos anos 70 e 80, Cultura Indígena, Músicas, Danças e os Mestres do Carimbó, Pinturas em Tela e em tecido, Artesanato, Jogos Matemáticos e a História dos Números, Roleta Matemática, Blog - O mundo da Matemagica, A Metamorfose do espaço Castanhalense.

A galera do Ensino Médio mostrou peças teatrais das obras "Vidas Secas" de Graciliano Ramos, "Vestido de Noiva" de Nelson Rodrigues, As Linhas da Imaginação de Fernando Pessoa e seus Heterônimos, Exposições sobre Inglês de Souza, Gonçalves Dias, A Inconstância Feminina nos Contos de Machado de Assis, O Velho da Horta e Inês de Castro, obras literárias voltadas para o vestibular. Também foi mostrado um labirinto que enfocou um toque de magia com Lendas Urbanas, a produção de sabão e sabonete, Auto ajuda - Augusto Cury.

Contamos com a gentileza dos professores Fábio Diniz, Telma César Lemos e Gil Matos, que contribuíram com uma Roda Literária e ciclo de palestras sobre as leituras obrigatórias para o vestibular.

Na Sala de Leitura aconteceram momentos de "Conversa com o Escritor", onde contamos com a presença dos escritores: Minervina de Lurdes (Lendas Isabelenses), Raimundo Carlos, Zoraide Alves (poeta), Erica Rosa (contista), Mateus Silva (caricaturista e autor de histórias em quadrinhos), Hugo Sousa e Mário de Almeida (poeta), onde tiveram a oportunidade de mostrar e conversar sobre suas obras.

Trabalhos coordenados pelos professores de Língua Portuguesa e Literatura: Isabel Monteiro, Conceição Amorim, Maria Zeneide Silva, Rosana Carlos, e Artur Conceição; Artes: Conceição Amorim e Laércio; Matemática: Josandro Paiva, Adriana Moura e Suelem de Oliveira; Geografia: Selma Félix e Pablo Melo; Biologia: Ana Paula Lameira; Física: Edilene Silva; Química: Carlos Eduardo Coutinho; Coordenadores Pedagógicos: Ely de Nazaré Moura, Patrícia Kimura, Aline Pantoja e Jorge Everaldo Figueiredo; Gestores: Rubens Mota, Lucielma Pereira, Evacir Vilefort e Dailson Silva.

Por categoria foram classificados/vecedores:

Ensino Fundamental:
1º Lugar: Metamorfose do Espaço Geográfico de Castanhal (8ª2ª Tarde)
2º Lugar: Artes e Artesanatos: "Coisas Nossas e dos Nossos Pais" (6ª e 7ª Manhã)
3º Lugar: Carimbó (6ª1ª manhã)
Ensino Médio:
1º Lugar: "Vestido de Noiva" e Fernando Pessoa (Heterônimos)" (3º3º Manhã)
2º Lugar: "Vidas Secas" (3º2º manhã)
3º Lugar: "Contos Machadianos" (2º3º Manhã)

Neste momento também destacamos o trabalho do professor Josandro Paiva (Matemático), que com alunos da 8ª1ª Manhã, coordenou e apresentou uma nova ferramenta que uso na sua pratica pedagógica com o blog: matemagicadojosandro.blogspot.com

Veja um pouco do que foi mostrado.
Vestido de Noiva

Vidas Secas

Fernando Pessoa e Heterônimos
Contos Machadianos

Machado de Assis
Gonçalves Dias
Produção de sabonete
Cultura Indígena
Jovem Guarda
Carimbó
Carnaval e história e evolução
Blog - Matemagica
Metamorfose do Espaço Castanhalense
Coral
A Origem dos Números
Roleta Matemática
Coisas Nossas e dos Nossos pais

Seguidores